Farol Santander recebe primeira exposição do catalão Sergi Cadenas na América Latina

Farol Santander São Paulo, centro de cultura, lazer, turismo e gastronomia, exibe, a partir do dia 30 de setembro (sexta-feira), sua mais nova exposição internacional. Intitulada Sergi Cadenas – A imagem expandida, é a primeira mostra na América Latina do artista natural de Girona, região da Catalunha (Espanha), e com produção executiva de Angela Magdalena e Julia Brandão.

Autodidata, Cadenas traz seis obras ao Brasil, revelando sua principal característica: as pinturas tridimensionais feitas com óleo sobre tela, que ganham vida a partir da perspectiva e movimento do visitante. A exposição fica em cartaz até 08 de janeiro de 2023 (domingo).

A técnica de Sergi Cadenas para gerar o surpreendente e impactante efeito no público consiste em produzir dois retratos diferentes em uma única pintura, usando faixas verticais rígidas para fazer a transformação. As peças mudam de perspectiva à medida que o visitante da exposição caminha em frente à tela, de um lado para o outro. Cada retrato é uma obra independente, mas, no centro, as caraterísticas físicas das imagens se fundem, como se fosse uma terceira pintura.

Essa escola artística, também conhecida como Cinetismo, é uma corrente do século XX que tem como característica principal a utilização de elementos visuais e técnicas destinadas a dar movimento à obra, ou, pelo menos, passar essa impressão.

Ao todo, o artista trará a São Paulo seis telas com dimensões de 120 x 120 cm. Cinco serão exibidas no Farol Santander São Paulo e uma sexta ficará na estação Trianon-Masp (linha 2 – verde do metrô). Este número de obras permite que o público se movimente no ambiente expositivo, gerando o efeito necessário de movimento das telas. Todas as telas foram produzidas por Cadenas entre 2020 e 2022 e serão exibidas pela primeira vez fora da Europa.

“Sergi Cadenas renuncia explicitamente à figura estática do espectador clássico: suas pinturas tridimensionais não podem ser vistas, literalmente, de um único ponto de vista. Além disso: somente um espectador em movimento pode perceber um espaço em mudança e, por fim, uma imagem ampliada. Pintor ou escultor? É evidente que a graça está em manter a questão em aberto”, analisa o crítico de arte e curador espanhol Eudald Camps.

O envelhecimento é abordado em três dos trabalhos de Cadenas, com uma característica interessante em seu processo, que é utilizar pessoas do seu entorno e convívio. Em uma das telas, por exemplo, o artista utiliza como inspiração uma avó e sua neta, capturando a relação afetuosa de ambas. Em outra, o artista retrata uma criança de cinco anos, amiga de sua família, em contraponto com sua tia de noventa e cinco de idade. E a terceira mostra o retrato de um homem evoluir da juventude à maturidade.

Entre os destaques, também está uma obra em que Marilyn Monroe se transforma em Albert Einstein, como uma versão futura de si mesma, mesclando os atributos de beleza e inteligência normalmente associados a esses dois personagens.

Há ainda um quadro que une jovens figuras masculinas e femininas, destacando seus olhares da juventude, com todo um futuro pela frente. Por fim, uma tela com uma figura humana se sobrepõe transformando-se em um esqueleto, com a ideia, segundo o autor, de que todos somos fisicamente semelhantes em nosso interior.

Serviço: Exposição Sergi Cadenas – A imagem expandida

Onde: Farol Santander São Paulo

Endereço: Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô)

Quando: 30/09/22 (sexta-feira) a 08/01/23 (domingo)

Site Farol Santander: farolsantander.com.br

Telefone Farol Santander: (11) 3553-5627

Funcionamento: terça-feira a domingo

Horários: 09h às 20h

Ingressos: R$ 30,00 (R$ 15, meia-entrada)

Compra online: https://www.farolsantander.com.br/#/sp (vendas também na bilheteria local)

Classificação: livre    

Brigada de incêndio e Seguranças: efetivo total de 60 pessoas

Instalações acessíveis para cadeirantes

** Obra no metrô: Estação Trianon-Masp (linha 2, verde – 04h40 às 0h22)

Foto: Carol Quintanilha)

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment